publicidade

Pés descalços e medalha no peito: o feito de Pedro no JESC


Jovem de Brusque venceu o salto em distância


Escrito em 05/08/2019


Na manhã deste sábado, 3, o termômetro marcava sete graus com sensação térmica de quatro na pista de atletismo do estádio municipal de Curitibanos Wilmar Ortigari. O vento gelado marcava a velocidade de 2.8 metros por segundo no anemômetro, aparelho usado para medir a velocidade do vento.  Cerca de 15 atletas tentavam marcar seus nomes no salto em distância, nos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) 12 a 14 anos,  no primeiro dia do atletismo da competição.

No grupo de competidores Pedro Paulo Kohler, de 14 anos, estudante da 8ª série da Escola Municipal Georgina Ramos Carvalho Luz, de Brusque, tinha um sonho: marcar seus pés no ponto mais distante da areia e conquistar a tão sonhada medalha de ouro. Seria uma marca histórica. Era sua primeira vez nos Jesc.

Do lado de fora, seu professor e treinador Jeferson de Souza o incentivava e via seu pupilo não se destacar nos primeiros quatro saltos. Até que no quinto veio à reação:  4m43. Não era suficiente, já que a marca lhe dava somente o segundo lugar.

No último salto, concentração. Respiração presa. Foco. Corrida. Salto e...apreensão. Os juízes esticam a trema e dão o veredito: 5m90cm. Ouro! Ouro! Ouro! O abraço do campeão em seu treinador Jeferson era um misto de alívio e alegria. Alegria pelo título de um ouro na primeira vez que participa dos Jesc. E alívio pela tática de correr descalço ter dado certo.

“Meu, foi uma prova muito competitiva. Teve um atleta que chegou muito perto de mim, mas graças a Deus no final consegui ultrapassar ele mesmo descalço”, dizia o campeão eufórico após receber a medalha de ouro no pódio. O atleta em questão foi Leonardo Galvão Volpini, da Escola Municipal Santa Cruz, de Concórdia, que ficou em segundo lugar com a marca de 5m48cm.

Além de Jerfeson a primeira etapa, pela manhã, premiou João dos Santos, da Escola Municipal Vidal Ferreira, de Pomerode, ouro no arremesso do peso, com a marca 15m44cm e Eduarda Machado, da Escola Municipal Nair Alves Brati, de Sombrio, que venceu o lançamento do dardo ao cravar 25m34cm.

O atletismo terminou neste domingo, 4. A etapa estadual dos Jesc é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Curitibanos.

Fonte: Antonio Prado/Fesporte

PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade