Em busca do sétimo título do Campeonato Mundial, a Seleção Brasileira Infanto Juvenil Masculina de Vôlei embarcou na terça-feira (25) para a disputa de mais uma edição da competição. Desta vez, o torneio será realizada no México, entre os dias 27 de junho e 7 de julho.
No grupo, formado por 12 atletas, o Alto Vale contará com a representatividade do lontrense Lindomar Busse. Com 18 anos, o central defende atualmente as cores do Minas, de Belo Horizonte (MG), após passagem de três anos nas categorias de base de Rio do Sul sob o comando do técnico Roberto Mafli.
Além de Busse, o técnico Percy Oncken convocou para a competição os levantadores Fernando e Jonatas; os opostos Madaloz e Rodrigo; os centrais Douglas Bastos e Nicolas; os ponteiros Fábio, Enrico, Douglas Souza e Leonardo; além do líbero Rogério. No Mundial, a seleção está no Grupo D, que terá sede na cidade de Mexicali, ao lado de Estados Unidos, Egito, Coréia do Sul e Argélia. A estreia é nesta sexta-feira (28), às 23h, contra os americanos.
Segundo Oncken, o país chega como um dos candidatos ao título do torneio. Para ele, seus comandados estão muito bem preparados, depois de uma ótima preparação. “Estamos indo para brigar pelo título. O voleibol brasileiro não pode pensar em outra coisa. Fizemos uma preparação diferente dos outros anos, mais completa. Participamos da Superliga B, o que ajudou os meninos a ganhar maturidade. Vamos em busca do nosso objetivo, que é sermos campeões”, disse Percy Oncken.
A Seleção Infanto Juvenil Masculina é seis vezes campeã do Mundial (1989, 1991, 1993, 1995, 2001 e 2003). Na última edição, disputada em Buenos Aires, Argentina, o Brasil acabou na nona colocação. Durante a preparação para o Mundial, o Brasil viajou para o exterior para jogos amistosos, em lugares como República Tcheca, Finlândia e Bélgica. Depois, recebeu a seleção chilena e a belga no Aryzão para uma série de amistosos, além da disputa da Superliga B.