A Unilever (RJ) está na final da Superliga Feminina de Vôlei 13/14. Neste sábado (12.04), a equipe carioca garantiu um lugar na decisão pela 10ª vez consecutiva ao superar o Vôlei Amil (SP), em um emocionante duelo, por 3 sets a 2 (12/21, 21/15, 21/15, 18/21 e 16/14), em 2h12 de jogo, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ). A equipe da casa fechou o playoff da semifinal com 2 jogos a 0 - sem necessidade de um terceiro e decisivo confronto.
A Unilever aguarda o vencedor da série semifinal entre o Molico/Nestlé (SP) e o Sesi-SP para conhecer o adversário da decisão. No momento, a vantagem é do time da capital paulista que venceu o primeiro jogo da série na última sexta-feira por 3 sets a 1. A final da Superliga feminina de vôlei 13/14 será disputada no dia 27 de abril em local a ser definido.
A líbero Fabi foi um dos destaques da partida e ficou com o Troféu VivaVôlei, após ser eleita a melhor em quadra. Bastante emocionada com a vaga na decisão, a bicampeã olímpica fez questão de elogiar a postura do grupo carioca.“Essa foi uma competição de altos e baixos. O time não conseguiu ser consistente ao longo da Superliga. No entanto, provamos que somos um time unido e com muito coração. No nosso grupo estamos sempre torcendo uma pela outra e nunca deixamos de acreditar. É uma responsabilidade defender essa equipe, porque temos uma história e nosso treinador é eternamente insatisfeito. Trabalhamos muito duro e dez anos de finais consecutivas não acontecem por acaso”, disse Fabi, que entregou seu Troféu VivaVôlei para a levantadora Fofão.
“Temos que fazer um agradecimento especial para a Fofão. Ela ajudou muito nessa semifinal depois de superar problemas com contusão. A Fofão é uma jogadora diferenciada e dá para ver que o time corre em quadra por ela. Esse é um time com a cara da Fofão e do Bernardo e com uma história muito bacana”, afirmou Fabi.
Aos 44 anos, a levantadora Fofão comemorou a classificação para mais uma final de Superliga. “O jogo de hoje foi especial. Sabia que a equipe delas apresentaria um grande voleibol. Acho que eu nunca falei tanto em uma partida como hoje, orientando e dando força. Eu sabia como esse jogo era importante”, garantiu Fofão.
O treinador José Roberto Guimarães, do Vôlei Amil, lamentou a derrota, mas fez questão de parabenizar sua equipe. “Tivemos uma temporada melhor do que no ano passado. Nossa equipe quase chegou na final. No entanto, acho que isso é a construção de uma equipe. Estamos melhorando e evoluindo para podermos ser finalistas um dia. Nosso grupo lutou até o final”, finalizou o treinador da equipe campineira.
A oposto Tandara, do Vôlei Amil, foi a maior pontuadora do confronto, com 19 acertos. Pelo lado da Unilever, a central Carol foi quem mais pontuou, com 16 pontos.
O JOGO
Com um bloqueio, a Unilever fez o primeiro ponto da partida. O Vôlei Amil começou melhor e foi para o primeiro tempo técnico com três de vantagem (7/4). Com um ponto de contra-ataque da ponteira Natália, a equipe campineira fez 11/6. O time do treinador José Roberto Guimarães foi para o segundo tempo técnico com oito de vantagem (14/6). O Vôlei Amil segurou o resultado até o final e venceu o primeiro set por 21/12.
O segundo set começou equilibrado. Bem no bloqueio, a Unilever abriu dois (5/3). Depois de um longo rally, o time carioca fez 10/6. O treinador José Roberto Guimarães inverteu o cinco e um. Entraram Jú Nogueira e Pri Heldes e saíram Kristin e Claudinha. Mesmo com as substituições da equipe de Campinas, a Unilever seguiu melhor e foi para o segundo tempo técnico com sete de vantagem (14/7). Com um ace da ponteira Gabi, o time carioca fez 18/9. Bem no bloqueio, o Vôlei Amil conseguiu cinco pontos na sequência (18/13). O time da casa segurou a vantagem e fechou a segunda parcial por 21/15.
Bem no saque, a Unilever começou melhor o segundo set e fez 5/2. Com um ponto de bloqueio, o Vôlei Amil encostou (7/5). A ponteira Gabi conseguiu um ace e a diferença voltou a subir para a o time carioca (9/5). A Unilever foi para o segundo tempo técnico do segundo set com seis de vantagem (14/8). O time carioca manteve a liderança durante todo o terceiro set e venceu a parcial por 21/15.
A Unilever manteve o bom momento no início do quarto set e fez 7/5. Com uma boa sequência de saques da central Juciely, a equipe carioca abriu cinco (11/6). Bem no saque e no bloqueio, o time campineiro encostou (11/9). O set ficou disputado ponto a ponto. Com um bom saque da oposto Bruna, a Unilever abriu três (16/13). O Vôlei Amil cresceu de produção e empatou (16/16). O final da parcial foi decidido nos detalhes, mas a equipe campineira foi melhor nos momentos decisivos e venceu a parcial por 21/18.
O quinto set começou equilibrado. Com um ponto de contra-ataque, a Unilever fez 5/4. Com um erro da equipe carioca, o Vôlei Amil deixou tudo igual (7/7). Natália conseguiu um bom contra-ataque e a equipe campineira virou (8/7). O final do set foi disputado ponto a ponto. Com um ponto de bloqueio, a Unilever abriu dois (12/10). O final da parcial foi emocionante. A Unilever fez 14/10, mas o time campineiro reagiu e empatou (14/14). No entanto, o time da casa teve mais tranquilidade no final e venceu o set por 16/14 e o jogo por 3 sets a 2.
EQUIPES
UNILEVER: Fofão, Sarah Pavan, Mihajlovic, Gabi, Juciely e Carol. Líbero – Fabi
Entraram: Roberta, Bruna, Régis e Amanda
Técnico: Bernardinho
VÔLEI AMIL: Claudinha, Tandara, Natália, Kristin, Walewska e Angélica. Líbero – Michelle
Entraram: Jú Nogueira, Pri Heldes, Rosamaria e Carol Gattaz
Técnico – José Roberto Guimarães