Com um revés incrível de 15 a 3 no tie-break, o Rio do Sul/Equibrasil perdeu a primeira partida nas quartas de final da Superliga Feminina. A equipe rio-sulense fazia um grande jogo até a metade do quarto set, quando o rendimento caiu e o Camponesa/Minas aproveitou para confirmar a vitória por 3 sets a 2 (18/25, 25/20, 23/25, 25/18 e 15/3). O duelo ocorreu neste sábado, na Arena Minas TC, em Belo Horizonte (MG).
Tandara foi a eleita a melhor da partida e recebeu o Troféu Viva Vôlei. Com a derrota, a equipe do técnico Spencer Lee terá que ganhar a partida de volta para seguir com chances de avançar as semifinais. O segundo jogo é na terça-feira (15), às 21h30, no ginásio Artenir Werner, em Rio do Sul. O Camponesa/Minas avança a próxima fase se ganhar em Santa Catarina.
O jogo (por Clóvis Cuco):
Rio do Sul/Equibrasil começou o saque com força e garantiu dificuldades para o adversário logo no início do primeiro set. Juliana Nogueira e Helô vinham com bom desempenho no ataque, enquanto do lado adversário Mari Paraíba vinha com grande eficiência no ataque. As catarinenses seguraram a vantagem e trabalharam com calma suas jogadas para abrir um a zero no jogo.
A recepção logo no início do set foi crucial para que as mineiras conseguissem abrir boa vantagem na segunda etapa. Foi difícil para o time catarinense se aproximar no placar durante o jogo pela eficiência de Tandara no ataque. Já no terceiro set, Rio do Sul/Equibrasil equilibrou as coisas e veio com cuidado, sem deixar o Minas abrir vantagem. Ao final da parcial, Rio do Sul buscou uma distância de dois pontos e ficou novamente à frente do placar.
No quarto set, Rio do Sul tinha a chance de levar o jogo. Mas deixou o Minas fazer boa margem de pontos em uma sequência impressionante de bloqueios e também com um excessivo número de erros. Ganhando moral, o time mineiro levou o jogo para o desempate.
O desempenho no set desempate foi tudo o que Rio do Sul/Equibrasil menos desejou em todo o campeonato. A chance de conquistar a vitória fora de casa ficou praticamente impossível já que o Minas abriu incríveis 10 a 0 e selou uma vitória em casa que lhe dá vantagem. Caso vença o jogo em Santa Catarina, as mineiras avançam nos playoffs.
>> Tabela completa da Superliga Feminina 2015/16;