publicidade

Atletas de Rio do Sul se destacam no Aberto do Brasil de Xadrez em Concórdia


A competição foi válida para o ranking nacional, rating internacional e ainda classificava o campeão para a Final do Estadual


Escrito em 18/08/2025


Durante os dias 15, 16 e 17 de agosto, a cidade de Concórdia foi palco do Aberto do Brasil de Xadrez, torneio de alto nível que reuniu enxadristas de diversas partes do país. A competição foi válida para o ranking nacional, rating internacional e ainda classificava o campeão para a Final do Estadual Absoluto.

Rio do Sul marcou presença com três atletas, entre eles dois jovens talentos da base da cidade, que são bolsistas da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL). O grande destaque da delegação foi o jovem Breno Ferreira da Costa, de apenas 14 anos, que encerrou o torneio invicto e conquistou o título da categoria Sub-14. Breno também impressionou ao terminar em 6º lugar no geral, apenas meio ponto atrás dos líderes — um feito notável em um torneio adulto com a presença de mestres do xadrez.

Outro representante da nova geração foi Davi Matheus da Rosa, que também teve boas atuações e conquistou pontuação positiva no ranking, mostrando evolução e competitividade. Já o atleta Fabiano Borgonovo teve um desempenho sólido e saiu da competição com importantes aprendizados e experiência para os próximos desafios.

A equipe de Rio do Sul segue em ritmo acelerado neste segundo semestre, com uma agenda movimentada pela frente. Os próximos compromissos incluem:

22 a 25 de agosto – IRT 2050 em Rio Negrinho, válido para o ranking internacional;

31 de agosto – 2ª Etapa da Copa Rio-Sulense de Xadrez, no Clube Rio-Sulense;

Setembro – Dois campeonatos estaduais e mais uma etapa da Copa Rio-Sulense.

O xadrez rio-sulense segue firme, revelando talentos e elevando o nome da cidade nos tabuleiros de todo o estado. "Estamos trabalhando firme junto com o Técnico Cláudio para manter firme o Xadrez, modalidade tão tradicional da nossa cidade e que sempre dá muitas alegrias. Esses resultados demonstram um ótimo trabalho de renovação", constatou o Secretário Municipal de Esporte e Lazer de Rio do Sul, Duda Freitas.

Fonte: Assessoria SEMEL

PUBLICIDADE