publicidade

Diego C. Mafra fica entre os 10 melhores do mundo no Czech Stunt Day


Maior campeonato mundial de Wheeling aconteceu na República Tcheca


Escrito em 24/08/2021


O piloto catarinense de Wheeling, Diego Cristian Mafra, conquistou a 9ª colocação no Czech Stunt Day, na República Tcheca, e está entre os 10 melhores do mundo.  O evento, que foi realizado nos dias 21 e 22 de agosto, contou com 37 pilotos de todo mundo, entre eles, grandes nomes do esporte. Mafra foi o único brasileiro no campeonato. 

Já na chegada, o piloto teve mais um desafio para cumprir, foram apenas três dias dedicados a manutenção da moto e treinos. “Fiquei sem treinar com essa moto desde o último campeonato em 2019, foram dois anos com a moto parada. Fiz toda a revisão para não ter problemas, e ainda mais algumas adaptações para ela ficar parecida com a moto no Brasil”, explica.

No sábado ocorreram as qualificações e os pilotos entraram na disputa pelas vagas na final. “Na semifinal me qualifiquei em 10º lugar. Já no domingo, mesmo com uma queda, conseguimos melhorar a posição subindo para o 9º lugar”, relata.

Na atual situação da pandemia ficou a dúvida, sobre a participação ou não do campeonato. “Nos dias que anteciparam o campeonato ficamos na incerteza, pois com a real situação do país, devido a pandemia, não saberíamos se era possível. Uma carta do departamento de esporte da República Tcheca autorizou a entrada no país”, conta Mafra. 

Para participar da competição o piloto se preparou durante cinco meses, entre treinos e busca por patrocínios. “Tenho que agradecer a todos que me ajudaram, essa colocação foi uma vitória nossa. O nível do campeonato é muito alto, estive com os melhores pilotos do mundo”, enfatiza.  

Diego já participou de duas edições e conquistou boas posições. Em 2018 ficou na 8ª posição, já em 2019 ficou em 11º. Em 2020 o evento foi realizado, mas devido a pandemia não foi possível a participação.

Trajetória do piloto

Em 2013, Diego Mafra participou de um campeonato realizado em Bydgoszcz na Polônia, o StuntGP reuniu 70 pilotos de 26 países. Além do campeonato, treinou na Áustria com Mattie Griffin, piloto Irlandês, e o alemão Chris Pfeiffer que já foi quatro vezes campeão na modalidade. 

Em 2014 participou do campeonato Evotech Stunt em Trento na Itália, e em 2016 participou novamente e obteve a 3ª colocação, melhor resultado de um brasileiro nos últimos anos. 2015 foi a vez do Stunt Wars em Orlando, nos Estados Unidos. E por fim Stunt Masters Cup, no Emirates Bikes Festival, em Dubai nos Emirados Árabes, em 2016 e 2017. Em 2018 e 2019 participou do Czech Stunt Day na República Tcheca.

O piloto também já trabalhou em shows na Itália e na China. Atualmente se dedica ao esporte e trabalha no Brasil. 

Conheça o Wheeling

O esporte, conhecido como Wheeling, consta em fazer manobras na maioria das vezes sob apenas uma roda na motocicleta. É praticado com motos de rua preparadas e em locais adequados. Na Europa o esporte é conhecido como "Stunt" e é muito tradicional. 

Fonte: Alinhar Comunicação - Assessoria

Veja as fotos:

Fotos: Fotografzostravy.cz

PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade