publicidade

Ibiramenses participam da Descida das Escadas de Santos


Lucas de Borba e Nataniel Giacomozzi buscam no litoral paulista mais um título em suas carreiras


Escrito em 07/02/2014


Texto de Arthur Hoffmann/Jornal Alto Vale Notícias

Neste fim de semana, entre os dias 7 a 9, acontece em Santos, no litoral paulista, mais uma edição da Descida das Escadas de Santos. A prova que acontece anualmente irá reunir os melhores competidores nacionais e internacionais do dowhill urbano.  Considerada pelos especialistas como uma das competições mais difíceis para se disputar, o evento que acontece no Estado de São Paulo, terá dois representantes de Ibirama, Nataniel Giacomozzi e Lucas de Borba, que já vem se preparando para a prova há algumas semanas.

A modalidade é uma adaptação para o asfalto das provas de ciclismo disputadas em circuitos montanhosos, o Mountain Bike. A escadaria histórica do Monte Serrat, localizada na região central da cidade de Santos receberá a prova. O circuito alia trechos de média e alta dificuldade, com muitas curvas e saltos. Os atletas com os melhores tempos fazem o percurso de 417 degraus e 650 metros de extensão em pouco mais de um minuto. É preciso técnica para contornar curvas e atravessar todos os obstáculos que a prova impõem. Em alguns trechos, o ciclista alcança até 70 km/h.

Mais de 100 atletas já estão confirmados para a prova, entre eles, os melhores do Mundo. Filip Polc que é da Eslováquia, campeão do Desafio do Morro de Santa Marta em 2009, e Brendan Fairclough, estrela do downhill britânico que vem até o Brasil em busca do título.

Como principal competição da modalidade nas Américas, a prova irá receber um sistema de captação de tempo via radares e parciais durante o trajeto, o sistema de cronometragem é similar ao utilizado em outros grandes eventos esportivos, como as provas de Fórmula 1, e MotoGP.

Preparação

O ibiramense Nataniel Giacomozzi conta que já vem se preparando para as disputas há algumas semanas, já que a prova é desempenhada encima do melhor tempo. “O downhill de Santos é individual e contra o relógio, porém a pista é toda de concreto. Os treinos são diferenciados, porém intensos, pois precisamos estar mais preparados fisicamente e tecnicamente para ser perfeito na descida”, explica. Giacomozzi cita que a prova é muito dinâmica e especial por envolver o público, ele classifica as disputas como um “Verdadeiro Show”. Ele conta que a prova contem vários obstáculos artificiais justamente para dificultar e mostrar a habilidade do atleta.

O atleta do Vale Norte já participou dez vezes da competição, no qual ele conquistou um vice-campeonato em 2007 e uma terceira colocação em 2008. Além disso, o ibiramense cita que os melhores atletas do país e do mundo estarão presentes na prova de Santos. “Já estão confirmados 15 estrangeiros, dentre eles o Australiano Mick Hanna atual vice-campeão mundial. Não será uma disputa fácil e a estratégia é única: Soltar os freios e acertar todas as curvas com perfeição e não errar, pois a pista é muito curta”, comenta.

Para o vencedor do Rei da Montanha desta temporada, Lucas de Borba, a prova é cheia de desafios, especialmente, pela forte concorrência, além disso, após conquistar a coroa dourada no interior de São Paulo o atleta de Ibirama cita que continuou seu ritmo pesado de treinamento justamente visando às futuras competições. “Esta é a segunda vez que participo desta prova, em 2010 eu também competi, mas em outra categoria, agora estarei disputando na principal categoria, a Pró. A prova realmente é bem complicada e muito técnica, quem errar menos irá ganhar. Tenho ciência que as disputas serão bem difíceis por ter vários nomes consagrados por lá, mesmo assim estou bem confiante e espero um bom resultado”, comenta. Perguntado se existe alguma preparação especial para as disputas ele responde: “O preparo maior é a cabeça, estar bem psicologicamente”.

O melhor brasileiro na competição terá todas as despesas pagas para o downhill urbano em Valparaiso no Chile que acontecerá neste mês.  

PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade