publicidade

Rio do Sul encerra com derrota e o penúltimo lugar


Técnico exalta conquistas mesmo após dificuldades: "Demos duro durante todo o campeonato"


Escrito em 15/03/2014


Um gostinho de decepção por uma nova derrota, mas ao mesmo tempo a sensação de felicidade pois todas as dificuldades ao longo da temporada foram sendo superadas gradualmente com esforço do grupo e união. Este é o sentimento de atletas e comissão técnica do time Rio do Sul/Equibrasil após a derrota sofrida em casa por 3 sets a 2 para o Barueri na noite desta sexta-feira no ginásio Artenir Werner. Com parciais de 15/21, 21/10, 21/13, 17/21 e 12/15, a partida teve a mesma característica do confronto do primeiro turno, com o jogo sendo decidido nos detalhes no set desempate.

Mesmo somando um ponto e com a derrota do Decisão Engenharia/Minas (MG) e Uniara/AFAV de Araraquara (SP), o time catarinense não avançou na tabela e acabou terminando o returno apenas em 13° lugar entre os 14 participantes. É uma posição que pode deixar o torcedor insatisfeito, mas ao mesmo tempo realista, na visão do técnico Rogério Portela.

“A gente deu duro durante todo o campeonato. Perdemos jogadoras importantes por lesão, a cidade e o nosso ginásio de treinos foi atingido por uma enchente, tivemos que nos dividir em três competições simultâneas como os Jogos Abertos, o campeonato Catarinense e a Superliga com um plantel pequeno, mas cada um tem sua conquista. Fizemos bons jogos e levamos o nome da cidade para todo o país, com muito esforço e dedicação”, observou o treinador ao final da partida.

Após o jogo, atletas e comissão aproveitaram para conversar durante quase 1h30 no vestiário, e o clima era de compreensão entre todas as dificuldades e conquistas ao longo da temporada. A capitã Ciça deixou claro que em mais de 15 anos dedicados ao voleibol profissional, nunca teve um campeonato tão desgastante, mas ao mesmo tempo, um grupo tão unido e especial para jogar.

“Mesmo com toda a bagagem, foi um campeonato de aprendizado, de conquistas individuais e coletivas, e de muita luta. Foi sacrificante por toda a dor, esforço nos treinos, jogos e viagens, a saudade da família longe e o compromisso de ter resultados melhores. Eu acredito que todos saem de cabeça erguida pelo que apresentaram nesta Superliga, e estou muito feliz por ter feito parte de um grupo tão trabalhador e cheio de respeito e carinho”, disse a oposta.

Portela elogiou as atletas, desculpou-se pelos momentos de tensão dentro do grupo, mas ratificou o desejo que todas as jogadoras possam crescer, tanto no voleibol, como na vida. “Temos meninas aqui muito talentosas, esforçadas e que podem crescer ainda mais no seu voleibol. Agora, com o final da temporada, cada um deve tomar as suas decisões e ter consciência de que o resultado e o sucesso vem com muito trabalho”.

 É o quinto jogo seguido de Rio do Sul que termina no tie-break

Com dificuldades no passe, as rio-sulenses até tiveram um início de set melhor. Mas ao longo da parcial, Barueri começou a estruturar o placar devido a fragilidade de Marcinha e Vanessa na recepção. Jordane até tentou dar mais ritmo ao jogo, mas o set foi vencido pelo time paulista com facilidade.

Só que o fundamento que mais atrapalhou Rio do Sul no início do jogo, mudou de lado. Com o saque de Jordane e Paula Barros, Rio do Sul conseguia dificultar a recepção das paulistas, o que deu grande margem de pontos na segunda parcial.

Sem diminuir o ritmo, o time catarinense continuou sua jornada pela vitória forçando o saque.  E foi dessa forma que as meninas comandadas por Rogério Portela encontraram o caminho para vencer a parcial.

A oposta Renatinha e Mari foram os nomes do 4° set para o time do Barueri. Quando Rio do Sul/Equibrasil acreditou que poderia levar a melhor, foi surpreendido por uma melhora drástica do time paulista nos contra-ataques. Assim, as paulistas empataram a partida e levaram a decisão para o tie-break.

Em um tie-break equilibrado, que chegou a estar empatado em 10 a 10, ambos os times aparentavam, mesmo com o cansaço, que não queriam se entregar. Natiele, com 21 pontos por Rio do Sul, e Renatinha, com 17, foram os destaques da partida. E num ataque da oposta do Barueri em que a bola ficou no bloqueio, mas acabou na quadra de Rio do Sul, era encerrado o último jogo da equipe catarinense na Superliga.

Fonte: Com informações de Clóvis Cuco/Imprensa Vôlei RDS