publicidade

Agronômica foi sede da última etapa do CCCA


Disputas foram realizadas no Centro Municipal de Eventos


Escrito em 15/09/2014


A última etapa do ano do Campeonato Catarinense de Corrida de Aventura (CCCA) “Etapa Bituin” teve como municípios sede Agronômica e Atalanta, passando também por parte dos territórios de Aurora e Ituporanga, na região do Alto Vale do Itajaí.

A competição foi acirrada, e o percurso bastante elogiado pelos cerca de 80 competidores vindos de diversas cidades catarinenses, além do Parará e Rio Grande do Sul. Os vencedores da Etapa Bituin ganharam inscrições para a Expedição Xokleng, que deve ocorrer em outubro no Litoral de Santa Catarina.

Categoria Aventura (42km):

Largando no Centro Municipal de Eventos Roberto Westphal, de Agronômica, a prova começou com um trekking (corrida em trilhas) de 8km com muita trilha, e no meio uma natação de 250m. Em seguida os atletas pegaram suas bikes para percorrer mais 34Km, subindo pela localidades da Valada Groupp, passando pela Serra Serril e descendo pelo Mosquitinho. Neste segundo trecho algumas equipes erraram na navegação e tiveram de pedalar uns quilômetros a mais.

Nas duplas Masculinas, Essa é Nossa Vida (Gaspar-SC) ganhou com grande vantagem, colocando 50min no segundo colocado (tempo de 2h34min). Na segunda posição chegaram Os Pamonhas (Curitiba-PR, 3h24min), com Desajustados em terceiro (Blumenau-SC, 3h35min).

Nas duplas Mistas (e femininas), Papa´s Junior (Venâncio Aires – RS) levou o 1º lugar com 3h26min. Nesta equipe vale destacar a Lasissa Shneider, filha dos lendários Valmir e Rosi da Papaventuras, que com apenas 14 anos já está subindo no local mais alto do pódio (levando o campeonato também!). Em segundo lugar ficou a dupla Jef e Mari (Brusque-SC, 3h33min) e em terceiro Sangue nos Olhos (São Paulo – SP).

Na Categoria Solo, Douglas Ezequiel (Vera Cruz – RS) foi o vencedor, com 2h59min de prova. Em 2º lugar chegou Adriano Ramos (Paranaguá – PR, 3h24min) e em 3º Joelso Cordeiro (Brusque-SC, 3h24min).

Com estas pontuações, o Campeonato Catarinense ficou definido da seguinte forma:

Aventura – Duplas Masculinas:

- Campeões: Adventure Floripa (Florianópolis-SC)
- Vice-Campeões: Acará / SME Apiúna (Apiúna – SC)
-  3º lugar: Life Adventure / Gigante Bike (Passo Fundo – RS)

Aventura – Duplas Mistas ou Femininas:

- Campeões: Papaventuras Júnior (Venâncio Aires – RS)
- Vice-Campeões: Ecoadrenalina (Ibirama – SC)
- 3º Lugar: Lulezinhas (Gaspar – SC)

Aventura - Solo Masculino:

- Campeão: Joelso Cordeiro (Brusque-SC)
- Vice-Campeão: Douglas Ezequiel (Vera Cruz – RS)
- 3º lugar: Jarbes Jair Fisher (Pomerode – SC)

Aventura - Solo Feminino:

- Campeã: Ângela Pellicioli (Passo Fundo – RS)
- Vice-Campeã: Fernanda Fernandes (Ibirama – SC)

Categoria Expedição (131,5km):

A Expedição largou também no Centro de Eventos de Agronômica, as 15h de sábado, fazendo um trekking de 11,5km em meio a muitas trilhas, com 13 prismas e 2 PC´s a serem encontrados, em uma navegação detalhada em carta 1:10.000, também com uma natação de 250m no meio, onde os atletas tinham que buscar o que estava escrito em 3 bóias (cuidado – com as – piranhas), podendo para isso dividir a equipe.

Em seguida iniciou uma canoagem de 11km, descendo o Rio Trombudo por 9km e subindo um trecho do Itajaí do Oeste. Neste setor anoiteceu, tendo as equipes saindo do rio já de noite.

Seguiram então mais 19km de trekking, passando por Laurentino, subindo a Serra Fruteira e descendo o Ribeirão Alegre até retornar para o Centro de Eventos, sendo que no meio do caminho tinham de encontrar mais dois pontos fora da estrada, um em uma gruta.

Na sequência veio um trecho de Mountain Bike de 25km, onde os atletas tinha que ficar ligados na navegação, e onde a chuva, o frio e a neblina dificultaram o trabalho das últimas equipes. Chegaram então ao Parque Municipal de Eventos do município de Atalanta, onde um risoto quentinho esperava para matar a fome dos competidores, e onde os atletas repousaram para a re-largada no domingo (Dark Zone). As equipes chegaram entre 22h30 e 01h, sendo que uma das equipes acabou se perdendo neste trecho com a forte serração e chegando somente próximo das 5h da manhã, e acabou por não relargar.

As 5h da manhã então foi servido por conta da prefeitura local um delicioso café da manhã, e também reveladas as coordenadas dos postos de controle do segundo dia de prova, para que os atletas definissem as suas estratégias.

O Rappel foi executado entre as 6:00h e 7:15h, junto à bela cachoeira do Peral do Groupp (ao lado do Dark Zone), com uma bela trilha de retorno de 1km, que passava por debaixo de outra cachoeira e por dentro de uma antiga fecularia.

Os atletas então relargaram para mais um trecho de Mountain Bike de 30,5km, com bastante navegação e trecho acidentado, passando pelas localidades de Dona Paula, Serra Serril, Chapadão Nova Itália, finalizando com uma boa descida até Santa Teresa.

Em Santa Teresa então iniciava mais um trecho de remada, de 13,5km, desta vez um trecho mais técnico com corredeiras no Rio Itajaí do Sul.

E para finalizar, os atletas pegaram novamente suas bikes para mais um trecho de 18,5km, subindo a serra do Ribeirão Strey e descendo pela serra do Ribeirão Mosquitinho, retornando para o local de largada e chegada em Agronômica. No final da serra do Rib. Strey haviam ainda dois prismas a serem coletados em pequenos trechos da Canyoning próximos da estrada, mas que chegavam em mais duas belas cachoeiras.

Nos Quartetos, CHIVUNK (Florianópolis-SC) ganhou com 12h cravadas de prova. Na segunda posição chegaram os gaúchos da Kaapora/Deuter (São Leopoldo - RS, 12h44min), com Paz na Terra em terceiro (Florianópolis-SC, 15h34min).

Nas Duplas, Nossa Vida (Brusque-SC) levou o 1º lugar com 10h51min. Em segundo lugar ficou a dupla Audax (Curitiba-PR, 11h58min) e em terceiro Eco Race (Brusque-SC, 12h04min).

Com estas pontuações, o Campeonato Catarinense ficou definido da seguinte forma:

Expedição – Quartetos:

- Campeões: CHIVUNK (Florianópolis-SC)
- Vice-Campeões: Kaapora (São Leopoldo – RS)
- 3º lugar: Paz na Terra (Florianópolis – SC)

Expedição – Duplas Masculinas:

- Campeões: Eco Race (Brusque – SC)
- Vice-Campeões: Nossa Vida (Gaspar – SC)
- 3º Lugar: Guartelá (São José dos Pinhais – PR)

Expedição – Duplas Mistas:

- Campeões: Chauá (Curitiba-PR)
- Vice-Campeões: De Souza (Rio do Sul – SC)
- 3º lugar: Sulbrasilis (Florianópolis – SC)

Campeonato Brasileiro:

Os 3 primeiros colocados do Campeonato Catarinense (Cat. Expedição), nas Duplas (geral) e nos Quartetos, classificaram-se para o Campeonato Brasileiro da CBCA (Confederação Brasileira de Corrida de Aventura), a ser realizado dia 29 de novembro, em Aracruz-ES.

Quartetos: CHIVUNK (Florianópolis-SC), Paz na Terra (Florianópolis-SC) e Krakatoa (Santa Cruz do Sul – RS). Como a Krakatoa tem possibilidades de classificação pelo RBCA (Ranking Brasileiro de Corridas de Aventura), pode-se abrir a possibilidade de classificação para o 4º lugar no catarinense, a equipe Kraft de Pomerode.

Duplas: Eco Race (Brusque-SC), Nossa Vida (Gaspar-SC) e Gralha Azul (Curitiba-PR).

Texto: Assessoria Etapa Bituin
Maria Alice/Conecte Mídia/Assessoria de Imprensa