publicidade

Jogos Integrar movimenta semana dos estudantes de Rio do Sul


Torneio começou este mês e prossegue até novembro. Opções esportivas são destinadas para alunos da rede pública de ensino


Escrito em 12/04/2018


Os dias 10 e 11 de abril foram marcados pela primeira etapa do Integrar – Jogos de Integração das Escolas Municipais em Rio do Sul. A primeira etapa foi Atletismo, sendo que cada mês há uma modalidade em que participam alunos do Ensino Fundamental de até 15 anos. Os alunos são divididos em três categorias: sub 11 (para competidores de até 11 anos de idade), sub 13 e sub 15. A média de alunos é de 400 participantes.

Os estudantes participaram de atividades como: lançamento de pelota, salto em distância, além das corridas de prova de resistência e a de velocidade. "A proposta é integrar as escolas. Reacender o espírito coletivo num ambiente de competição saudável e incentivar o esporte. Inclusive entendemos que nesse ambiente de confraternização é que se torna propícia a revelação de novos talentos", ressalta a diretora de projetos educacionais Adriana Bonaldo.

O programa existiu até 2012 e foi retomado este mês. Há oportunidade de lazer para todos os estudantes da rede pública. Os pequenos com idade inferior a 11 anos irão participar em outubro dos chamados jogos recreativos, no mês em que se comemora o Dia das Crianças. “Será a oportunidade de alunos com nove e 10 anos também participarem”, explica Adriana.

Diversidade

“A partir de agora, todo mês, durante um ou dois dias haverá calendário para cada modalidade específica. Em maio será a vez do vôlei, que acontece no Ceplas [bairro Barragem] e em junho o Sebastião Back [bairro Santana] irá sediar os jogos de futsal”, explica o chefe de Ensino Fundamental, Rodrigo Silveira. “Incentivar o esporte é falar de uma vida ativa, que contemple atividade física, qualidade de vida e quem sabe até nos possibilite encontrar novas feras do esporte. Os Jogos Integrar oferece essa gama de oportunidades”, sugere o prefeito José Thomé.

A secretária de Educação, Janara Mafra, destaca que “o conceito de educação deve ir além daquela curricular, da de sala de aula. Conferências de sustentabilidade, como a que acontece em algumas escolas durante abril, mostram alunos comprometidos com a conscientização ambiental. Agora é a vez do esporte que movimenta o cotidiano dos estudantes. É dessa maneira que evidenciamos o conceito amplo que temos de educação”.

Confira o cronograma:

abril - atletismo
maio - vôlei
junho - futsal
agosto - xadrez e tênis de mesa
setembro - basquete
outubro - jogos recreativos para séries iniciais

Fonte: Mário Dáud/Assessoria de Imprenda

PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade