publicidade

Udesc Ibirama realiza 3ª Copa de Badminton no fim de semana


Competição integra a última das quatro etapas do Campeonato Estadual


Escrito em 06/11/2013


Cerca de 130 atletas de diversas regiões do Estado participam, no próximo fim de semana, da 3ª edição da Copa Udesc Ibirama de Badminton, promovida pelo Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A competição, que será realizada no Ginásio Municipal João Moretti, integra a última das quatro etapas do campeonato estadual da modalidade que está sendo disputado neste ano.

Do total de participantes, 34 foram treinados pelo projeto de extensão da Udesc Ibirama e a maioria tem idades entre 10 e 16 anos. O programa, que já capacitou 110 atletas, atualmente conta com 48 atletas, divididos em três turmas, e realiza as aulas na Escola Municipal Caminho da Estação, nas terças e quintas-feiras, das 17h às 22h.

De acordo com o professor Pablo Schoeffel, principal incentivador desse esporte na Udesc e um dos responsáveis pelo projeto de extensão – o outro é o docente Osvaldo André Furlaneto Rodrigues, os três primeiros colocados de cadacategoria receberão medalhas fornecidas pelo Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), da Udesc, que apóia a competição.

"A Copa Udesc Ibirama de Badminton vai reunir bons jogadores", diz Schoeffel, que destaca o aumento da participação e o nível técnico dos atletas da cidade. "Os projetos têm contribuído para o desenvolvimento do esporte, principalmente na capacitação de profissionais de Educação Física para trabalhar com o badminton", ressalta Rodrigues.

Criado no segundo semestre de 2011, o projeto de extensão da Udesc Ibirama conseguiu despertar na comunidade de nove municípios da região o gosto e o interesse pela prática do esporte, que integra os Jogos Olímpicos desde 1992. O trabalho, o único desenvolvido por uma universidade em SC, contribuiu ainda para incluir o badminton nas aulas de Educação Física das escolas.

Sobre o badminton

Criado pelos hindus no século 13, o badminton é um esporte de raquetes jogado com uma pequena peteca em quadras divididas por uma rede de 1,55 metro de altura. O objetivo do jogo é fazer a peteca tocar na quadra adversária. Dessa forma, o atleta ou a dupla marcam um ponto no placar. Quem deixar a volante cair dentro do seu lado da quadra ou jogá-la para fora perde a jogada.

Os pontos são corridos e, para finalizar o set, é necessário abrir uma diferença de dois pontos do adversário. O primeiro jogador que atingir 21 pontos ganha o jogo. Hoje há 153 países filiados à Federação Internacional de Badminton (BWF), e a modalidade é a segunda mais praticada no mundo, perdendo apenas para o futebol.



*Com informações de Valmor Pizzetti/Assessoria Udesc

PUBLICIDADE