publicidade

Vanessa Feliciano é campeã brasileira de Xadrez


Rio-sulense comemora o tricampeonato em disputa realizada em São Paulo


Escrito em 17/12/2013


Texto de Arthur Hoffmann/Alto Vale Notícias

No último fim de semana foi realizado em São José do Rio Preto (SP) o Campeonato Brasileiro de Xadrez Feminino. A competição nacional foi organizada pela Federação Paulista de Xadrez. Participaram da competição 25 jogadores entre os destaques estavam a rio-sulense Vanessa Feliciano, Regina Ribeiro, Joara Chaves e Juliana Terão.

A enxadrista da capital do Alto Vale, mês diante de grande adversárias, conseguiu confirmar a ótima fase e o terceiro título da competição. Antes Feliciano já havia vencido a disputa em 2009 e 2010 e nos últimos dois anos a rio-sulense havia batido na trave e ficado com o vice-campeonato em ambas as edições.

A conquista veio de forma invicta e com confronto direto, já que a campeã do último ano, Juliana Terão, também conquistou os mesmos pontos da rio-sulense. A jogadora destaque do torneio foi à mineira Eymi Priscila Berrio Montufar de apenas dez anos, que garantiu a quinta colocação. Suzana Chang garantiu a terceira posição da competição, e Thauane Medeiros ficou com a quarta colocação.

Além desta conquista, a enxadrista rio-sulense também foi eleita como “a melhor atleta” no troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte. A rio-sulense que foi indicada pelo Conselho Estadual de Esporte (CED) trouxe mais um troféu para sua selete galeria.

Histórico:

Com mais está conquista nacional, Vanessa chega ao seu terceiro título brasileiro, além deles, a rio-sulense já coleciona mais de dez conquistas nacionais, entre elas, a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Adulto Feminino em Novo Hamburgo-RS, em 2008, na qual conquistou uma vaga para as Olimpíadas de Xadrez, em Dresden, na Alemanha. No Estado ela já conquistou mais de 13 títulos em diversas categorias.

Vanessa também ganhou a medalha de ouro nos Jasc de 2005, nas edições dos Jasc de 2006 e 2008 ela trouxe a medalha de prata para Rio do Sul. Internacionalmente a atleta já conquistou uma medalha de bronze no Sul-americano Sub-20, na Colômbia, em 2008. E também em 2008 ela foi vice-campeã Pan-Americana Sub-18, em Córdoba, na Argentina. Na Olimpíada Internacional de Xadrez realizada em Istambul no último ano a rio-sulense jogou nove partidas, onde venceu cinco e empatou quatro. Com os resultados, a rio-sulense conseguiu norma dupla de Grande Mestra no Xadrez (WGM).

PUBLICIDADE