publicidade

Primeiro dia dos Jasti movimenta praças esportivas


Competições de bocha, truco, canastra dominó dança de salão e coreografada deram o pontapé inicial


Escrito em 15/05/2014


Depois da festa da abertura na terça-feira, a quarta (14) foi de intensa movimentação nos locais de competição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) de Santa Catarina, em Canoinhas. Competições de bocha, truco, canastra dominó dança de salão e coreografada deram o pontapé inicial dos Jasti nas disputas por medalhas. Os Jasti, que são promovidos pela Fesporte e Prefeitura de Canoinhas, terminam no sábado (17) com a participação de 1.600 atletas com idade a partir de 60 anos de 157 municípios.

>> Faça aqui o download do Boletim 2 dos Jasti;

Quem foi ao primeiro dia de competição do truco, dominó e canastra no salão paroquial da Igreja Matriz, pôde ver uma pequena amostra da grandiosidade do evento: um salão lotado de jogadores, dirigentes e torcedores. Entre os participantes 108 homens e 58 mulheres perfazendo um total de 160 jogadores espalhados por mesas. Nelas, concentração, estratégia e nervosismo.

E acima destes três componentes um sentimento comum a quase todos os jogadores: a felicidade de estar participando de um evento esportivo estadual, não importando se a medalha, no final seria de ouro, prata ou bronze.

O importante é participar

Para o seu Deolindo Gurjato, 69 anos, integrante do time de canastra de Guarujá do Sul, participar dos Jasti significava a personificação da felicidade. “Eu e meu parceiro Odair Perin, ganhamos a primeira partida de Santiago do Sul e perdemos a segunda para Lontras. Não sei o que vai acontecer amanhã (quinta-feira) na segunda rodada, mas só de participar já me considero um campeão”, dizia com felicidade enquanto conferia a tabela dos próximos jogos.

Outra que era o retrato da satisfação era dona Maria da Glória Moreira, de 63 anos, de São Francisco do Sul, que disputou o torneio de dominó fazendo dupla com a irmã Maria da Conceição Marcos, de  62 anos.  “Vencemos duas partidas, de Arroio do Trinta e de Catanduvas, gostei muito de nossa participação. Foi um jogo muito tranquilo e na segunda fase jogaremos contra Rio Negrinho, se vencermos ótimo, se não, ótimo também, pois só o fato de estarmos aqui já é uma vitória”.

Nos primeiros resultados do dia Orleans venceu por 12 a 3 Caxambu do Sul na bocha masculina. Na feminina Laguna passou por Campos Novos: 12 a 9. Na canastra, entre os homens, a primeira vitória do dia foi do município de 13 de Maio que fez 3.280 pontos diante de Canoinhas, que só conseguiu 2.580 pontos. Entre as mulheres a vitória inicial da competição veio com Garuva que fez três 3.000 pontos diante de Pomerode: 1.030.

Já no truco masculino Chapecó passou com dificuldade sobre Corupá: 2 a ,1 e no feminino vitória fácil de Fachinal dos Guedes diante de Porto União: 2 a 0.

Fonte: Texto Antonio Prado/Imprensa Fesporte

PUBLICIDADE