publicidade

Fesporte, CED e TJD vão debater planejamento do esporte


Roteiro passará por 4 cidades e também pretende obter um Raio-X da situação atual nos municípios


Escrito em 25/09/2014


Ouvir as demandas dos municípios para, em conjunto, traçar os rumos do esporte catarinense para os próximos anos. Com esta proposta, a Fesporte, o Conselho Estadual do Esporte e o Tribunal de Justiça Desportiva vão promover, de 30 de setembro a 3 de outubro, uma série de reuniões com dirigentes esportivos municipais, atletas e demais autoridades para discutir o momento e os próximos passos do desporto catarinense.

Esses encontros são um objetivo do presidente da Fesporte, Marcelo Kowalski, desde que assumiu o comando da Fundação, em julho. E aproveitarão as datas dos congressos técnicos das etapas regionais dos 54º Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) para ir a todas as regiões do Estado. O roteiro começa dia 30 por São Ludgero e nos três dias seguintes passará por Seara, Joaçaba e Pomerode (veja os locais abaixo). E não só os dirigentes e interessados das cidades-sede estão sendo convidados. A ideia é reunir o máximo de representantes de cada região aproveitando o fator da proximidade geográfica.

Também será possível, através de um questionário, fazer uma espécie de inventário da situação atual das estruturas esportivas municipais, o que vai facilitar um futuro trabalho de qualificação em todas as regiões. “Tenho dito que os municípios são os principais clientes dessa engrenagem do esporte de Santa Catarina que envolve a Fesporte, o CED e o TJD. Dessa forma penso que é nossa obrigação ir até eles e ouvir as sugestões, as críticas e as demandas de cada um para que, com a participação efetiva de todas as partes, possamos ter um caminho sólido para o esporte catarinense seguir crescendo”, destacou o presidente da Fesporte, Marcelo Kowalski.

Alexandre Monguillot, presidente do Conselho Estadual do Esporte, avalia a iniciativa como uma aproximação necessária com quem faz o esporte na ponta, no caso os municípios. “É importante que possamos ouvir as demandas, pois a intenção sempre é acertar, mas muitas vezes achamos que o caminho é um, mas nos municípios a necessidade é um pouco diferente. Ao alinhar essas expectativas, quem ganha é o esporte catarinense”, explicou o presidente do CED.

Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva, Aldo Abrahão Massih Junior destaca a oportunidade técnica dessa ida até as esferas municipais, onde nem sempre é possível fazer a capacitação necessária para os julgamentos. “Há uma estrutura muito grande de tribunais desportivos em eventos microrregionais, por exemplo, e nem sempre eles podem vir até o TJD, ou vice-versa, para esse alinhamento que se faz necessário. Então a oportunidade que se abre com esses encontros é fantástica”, disse Aldo.

As reuniões:

Dia 30 de setembro – São Ludgero

9h – Auditório do Samae (Avenida Monsenhor Frederico Tombrock, 115)

Dia 1º de outubro – Seara

9h – Auditório João Furlanetto (Avenida Beira-Rio, 05 – anexo à Secretaria de Educação)

Dia 2 de outubro – Joaçaba
9h – Sociedade Esportiva Perdigão (Rodovia do Ovo, Km 15)

Dia 3 de outubro – Pomerode
9h – Teatro Municipal (Rua Hermann Weege, 111)

Fonte: Rodrigo Braga/Ass. Comunicação Fesporte

PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade