publicidade

1º Encontro de Gerações da Capoeira é sucesso


Atividade ocorreu ginásio da Escola Tancredo Neves, em Presidente Getúlio


Escrito em 09/12/2015


No sábado à tarde (5), aconteceu o 1º Encontro de Gerações da Capoeira em Presidente Getúlio. Evento muito importante e com grande participação de capoeiristas e mestres de Santa Catarina e Paraná. O evento aconteceu no ginásio da EMEB Tancredo Neves no bairro Pinheiro.

Na oportunidade aconteceu o 7º Batizado e Troca de Cordéis. Os Mestres que prestigiaram foram: MESTRE POP de Florianópolis, MESTRE SILVIO de Lajes do Planalto Capoeira, MESTRE SERPENTE de Blumenau do Filho do Bambas, Contramestre ESPOLETHA de Curitiba, Mestre Kanelão de Pinhais, Mestre Gringo de Lajes, contramestre Periquito de Presidente Getúlio do Filho dos Bambas, Instrutor Runelo de Rio do Sul da Associação Cultural Berimbau Capoeira, e contramestre Paulão de Pinhais no Paraná. O 1º Encontro de Gerações da Capoeira foi organizado pelo Grupo Filho dos Bambas.

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Outras expressões culturais, como o maculelê e o samba de roda, são muito associadas à capoeira, embora tenham origem e significados diferentes.

A organização agradece aos patrocinadores do evento: Móveis Comelli, Arquiteta Janaína Barbi Comelli, New Way Informática, Pub Beer Rock, Administração Municipal de Presidente Getúlio, Advocacia Cipriani, Baking Bar e Restaurante, Esser Automotivo e Vereador Ernesto Avancini.

Durante o sábado, aconteceu apresentação de Maculelê, realização de batizado, troca de graduações e roda, além de seminários no período da manhã. O Grupo Filho dos Bambas se reúnem sempre as terças as 20h, quintas as 18h, sextas as 17h15 e sábados as 10h e as 14h na Academia Ativa coordenado pelo Mestre Esquilo e Mestre Serpente. As aulas iniciam em 2016 a partir da terceira semana de janeiro.

“Foi um maravilhoso evento reunindo grandes capoeiristas do sul do Brasil, unindo a nova e velha geração da capoeira com um único objetivo que é de fortalecer a nossa Arte Mãe”, enfatiza o mestre Esquilo, organizador do evento.

Prestigiaram o evento, a secretária de Educação Oriana Fillagranna, a diretora de Ensino Morgana C. Becker, o assessor da Juventude Marcelo Martins, advogado Dr. Victor Paulo Cipriani, patrocinadores, e demais autoridades, além da comunidade em geral.

Fonte: Bianca H.C.Lima - Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE