publicidade

Globo alerta clubes brasileiros: futebol nacional na TV aberta vai morrer


por: O Mundo é uma Bola em 06/08/2014


O reflexo do mau futebol brasileiro não foi somente sentido na Copa do Mundo, pela eliminação da Alemanha naquele fatídico 7x1. A Rede Globo, que sempre teve os direitos de transmissão dos jogos do Brasileirão (Série A), está seriíssima preocupada como andar da carruagem, no sentido do contexto geral dos jogos.

Em reuniões com os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, marcadas a partir da próxima quinta-feira (7), a Globo vai exigir melhor qualidade do futebol e fará um alerta: se os espetáculos não melhorarem e a audiência não subir, dentro de alguns anos o esporte deixará de ser interessante para a TV aberta. Na ocasião, será mostrado aos dirigentes dos times um estudo que mostra que o futebol vem perdendo cerca de 10% da audiência a cada ano. Se continuar assim, em dez anos passará a ser um produto relevante apenas para a TV paga. Vai "morrer" na TV aberta, sua principal fonte de sustento atualmente.

No último domingo, Coritiba e Corinthians rendeu apenas 13 pontos à emissora, audiência considerada baixa. Cinco anos atrás, o futebol aos domingos dava mais de 20 pontos.

Estudos mostram que a Globo remunera os clubes conforme o número de jogos transmitidos e a audiência. E vai exigir dos reclamantes mais investimentos em futebol.  Segundo um alto executivo da emissora adiantou, as reuniões visam "estreitar nosso diálogo com vistas à melhoria do futebol e, em especial, da capacidade de investimento dos clubes na formação de jogadores". Por outro lado, a cartolagem discorda disto afirmando que não é alçada da emissora discutir formação de jogadores.  A Globo discorda e diz que tem o direito de discutir tudo o que diz respeito à qualidade do espetáculo que transmite.

Na reunião de quinta (dia 07) e em reuniões seguintes, a Globo irá propor também mudanças no calendário nacional do futebol e melhorias no "processo de gestão dos clubes e das entidades de organização do desporto, equação financeira e oportunidades de novas receitas nos estádios".

Ciro Salla
Twitter: @cirosalla
Facebook: Ciro Salla


Palmeirense, riosulense com orgulho e funcionário da área pública. Nas horas vagas, Plantão Esportivo na Radio Mirador AM 540, de Rio do Sul. Desde outubro de 2012 colaborador do Portal Esporte Alto Vale.

PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade