publicidade

A desArte de torcer


por: Esporte & Cultura em 08/05/2015


Hoje quero falar de um assunto delicado: a torcida. Sei o quanto um time inspira paixão, pois a final de contas, além de brasileira sou gaúcha, e lá é uma terra repleta de torcedores convictos.

Não falarei de times. Prefiro falar de pessoas. Aquelas que enchem os estádios, as salas das casas e os bares. Aquelas que dão força ao seu time, nos momentos bons e ruins. Acho lindo o ato de torcer, de acreditar e querer. Temos vivido uma realidade tão dura, tão crua e corrupta que esses pequenos instantes em que vemos alguém com tanta habilidade, em quadra ou no campo, são quase que mágicos, são um refúgio.

No entanto não é de hoje, então a culpa não é da realidade, que eu percebo o quanto alguns torcedores conseguem ser agressivos em relação aos seus times. Nem é o caso dos muitos crimes (e várias vezes impunes) que saem nos noticiários envolvendo brigas de torcidas organizadas ou dos episódios de racismo (o que também é crime) de que ficamos sabendo. Mas sim, das muitas situações de provocação ou violência verbal gratuita que acontecem no dia a dia.

Quem nunca participou de uma acalorada discussão sobre qual time é o melhor? Quem nunca ofendeu alguém depois de ouvir uma provocação pela derrota do seu time? Ou mesmo foi o ofensor, com a tal provocação?

Para quem não sabe falar de outra coisa que não o quanto o seu time é bom ou quantos títulos ele tem, saiba que em primeiro lugar você é um chato! Se não aceita que outras pessoas apontem o quanto o time delas também é bom, você é um intolerante! E se você gosta de promover esse tipo de discussão inútil, você não é um torcedor. Você mancha o nome do seu time com essas atitudes, envergonha outros torcedores.

Torcer é estar sempre junto! É quase um casamento. Na alegria e na tristeza. Então por favor, não seja um estraga prazeres, pense em quantas amizades perdeu ou quantas discussões teve. Alguns times são melhores que outros, em função dos jogadores que contrataram, do treinador e da equipe técnica. Mas eles não são eternos. Então não ofenda hoje para não ser ofendido amanhã. E por favor: NÃO SEJA CHATO!!! Respeito é um dos itens mais importantes em qualquer tipo de relação.


> Leia mais textos da coluna "Esporte & Cultura" - AQUI

Por Elaine Moreira, que formou-se em Jornalismo pela Unidavi em 2011. Ao escrever tem preferência pelas modalidades de Jornalismo Cultural e Literário. Trabalha na rádio Unidavi FM desde 2009. É apaixonada por arte, viciada em livros e filmes. Gosta de escrever romances e contos de ficção. Mistura literatura com os mais diversos temas, principalmente o cotidiano. Observadora, tem boa memória e pretende agora desafiar-se com o esporte. É colunista do EAV desde agosto de 2013.

PUBLICIDADE