publicidade

2ª etapa da Copa do Mundo de Vela (nº263):


por: Além do Futebol em 01/02/2016


2ª etapa da Copa do Mundo em Miami/USA, com 780 atletas, sendo 22 brasileiros #SWCMiami16
 
Todos os brasileiros classificados para os Jogos Olímpicos participaram desta etapa. Ao final da competição o Brasil conquistou TRÊS medalhas, sendo dois ouros e um bronze, além de outros três TOP10!
 
- Laser
OURO p/ Robert Scheidt com 53 pontos perdidos. Robert venceu uma regata, chegou em 2º em 4 e ainda obteve mais dois TOP5 nas 10 regatas da fase de classificação. Na regata da medalha o brasileiro entrou um ponto atrás do francês Jean Baptiste Bernaz (44x45) e a disputa pelo ouro ficou entre os dois. No final, melhor para o brasileiro que cruzou a linha de chegada em 4º lugar, uma posição à frente do francês.
Prata p/ Jean Baptiste Bernaz/FRA (54pp);
Bronze p/ Sam Meech/NZL (69pp).
O outro brasieiro desta classe, Bruno Fontes, terminou em 12º lugar com 106 pontos perdidos. Ele ficou à 7 pontos da vaga pra Medal Race.
 
- Finn
OURO p/ Jorge Zarif com 38 pontos perdidos. O brasileiro obteve 5 TOP5 e 2 TOP10 nas 8 regatas da fase de classificação. Seu pior resultado (descartado) foi um 19º lugar na regata de abertura. Na Medal Race Jorge chegou em 2º lugar e assim confirmou a medalha de Ouro!
Prata p/ Jonas Hogh-Christensen/DEN com 45pp;
Bronze p/ Arkadiy Kistanov/RUS com 46pp.
 
- 470 feminina
Ouro p/ Shasha Chen e Haiyan Gao/CHN com 35 pontos perdidos;
Prata p/ Lara Vadlau e Jolanta Ogar/AUT (40pp);
BRONZE p/ Fernanda Oliveira e Ana Barbachan/BRA com 48pp. As brasileiras entraram na Medal Race com 28 pontos, em 2º lugar, apenas 4 pontos atrás da dupla da Áustria. Porém, elas terminaram em último (10º lugar) na regata final e assim ficaram com o Bronze.
 
- RS:X (prancha à vela) feminina

Ouro Bryony Shaw/GBR com 34 pontos perdidos;
Prata Lilian De Geus/NED (47pp);
Bronze Peina Chen/CHN (59pp).
Patricia Freitas entrou na Medal Race com chances de bronze, mas terminou em 6º lugar e acabou na 4ª posição no geral (77pp). Patrícia começou muito bem a competição com 3 TOP5 nas 3 primeiras regatas. Depois alternou bons resultados com posições intermediárias. Bruna Martinelli foi a 20ª colocada (169pp).
 
- 49erFX
Ouro p/ Alexandra Maloney e Molly Meech/NZL com 75 pontos perdidos;
Prata p/ Jena Mai Hansen e Katja Salskov-Iversen/DEN (100pp);
Bronze p/ Lisa Ericson e Hanna Klinga/SWE (101pp).
As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze terminaram na 5ª posição com 124 pontos perdidos. Elas entraram na regata da medalha com chances matemáticas de Bronze, mas o 5º lugar delas combinado com os resultados das adversárias mantiveram as brasileiras em 5º lugar no geral.
 
- RS:X masculina
Ouro Dorian Van Rijsselberge/NED (37pp);
Prata Nick Dempsey/GBR (43pp);
Bronze Aichen Wang/CHN (46pp).
Os brasileiros: Ricardo Winicki, o Bimba, terminou em 8º lugar. Ele obteve 4 TOP10 nas 10 regatas da fase de classificação e entrou na Medal Race sem chances de medalhas. Na regata final ele terminou em 5º e ratificou o 8º lugar no geral. Gabriel Bastos terminou em 30º lugar (248pp).
 
- 470 masculina
Ouro p/ Stuart Mcnay e David Hughes/USA (38 pontos perdidos);
Prata p/ Panagiotis Mantis e Pavlos Kagialis/GRE (45pp);
Bronze p/ Onan Barreiros e Juan Curbelo Cabrera/ESP (51pp).
Os brasileiros: Henrique Haddad e Bruno Bethlem terminaram na 12ª posição com 99 pontos perdidos. Eles ficaram a 9 pontos de disputar a regata da medalha. Seus melhores resultados nas 10 regatas velejadas foram um 3º, um 4º e um 7º lugares.
 
- Nacra 17

Ouro p/ Mandy Mulder e Coen de Koning/NED (119pp);
Prata Jason Waterhouse e Lisa Darmanin/AUS (119pp);
Bronze Matías Bühler Matías e Nathalie Brugger/SUI (129pp).
Os brasileiros: João Bulhões e Gabriela Nicolino ficaram em 22º lugar (293pp) e Samuel Albrecht e Isabel Swan em 34º (385pp).
 
- Laser Radial
Ouro p/ Evi Van Acker/BEL com 27 pontos perdidos;
Prata Marit Bouwmeester/NED (31pp);
Bronze Sarah Gunni Toftedal/DEN (65pp).
As brasileiras: Fernanda Decnop terminou em 24º lugar (134 pontos perdidos, à 37 da vaga pra Medal Race. Seus melhores resultados foram um 3º e um 4º lugares), Odile Ginaid foi a 25ª (137pp) e Gabriella Kidd a 54ª (145pp).
 
- 49er masculina
Ouro p/ Diego Botín e Iago López Marra/ESP (85pp);
Prata p/ Jorge Lima e José Costa/POR (107pp);
Bronze p/ Carl P Sylvan e Marcus Anjemark/SWE (112pp).
Os brasileiros: Marco Grael e Gabriel Borges não disputaram as 10 primeiras regatas, por conta de uma virose de Gabriel. Nas 4 regatas que velejou a dupla obteve uma vitória, um 2º, um 3º e um 7º lugares.
 
Vagas olímpicas em disputa (via @romanoolimpico):
- 49er masculina: Chile e Estados Unidos ficaram com as vagas das Américas;
- 49erFX: vagas p/ USA e Chile;
- 470 masculina: Canadá e Chile;
- Nacra 17: Uruguai e Canadá;
- Laser Radial: Peru e Bermudas;
- RS:X masculina: USA, Colômbia, Canadá e Venezuela;
- RS:X feminina: Argentina e Canadá;
- 470 feminina: Chile e Canadá;
- Laser: México e Venezuela;
- Finn: Argentina e Canadá.
 
Quadro final de medalhas (classes olímpicas):
1º Holanda (2 ouros e duas pratas);
2º Brasil (2 ouros e 1 bronze);
3º Grã-Bretanha (1 ouro e uma prata).
 
Na temporada 2015 das etapas da Copa do Mundo, o Brasil conquistou oito medalhas. Foram dois ouros (Fernanda e Ana na etapa de Hyères, e Martine e Kahena em Weymouth); duas pratas (Martine e Kahena em Hyères, e Bimba na etapa final em Abu Dhabi); e quatro bronzes (Martine e Kahena em Miami; Robert Scheidt em Hyères; e Patricia Freitas em Hyères e Abu Dhabi). No total em etapas da Copa do Mundo (desde 2009), o Brasil soma 37 medalhas, sendo 19 de ouro, nove de prata e nove de bronze. (http://www.cbvela.org.br/)
 
http://www.sailing.org/worldcup/onb.php


Grande abraço,
Juliano Russi
Twitter.com/alem_do_futebol
Facebook.com/muitoalemdofutebol
Coluna diária no www.esportealtovale.com.br
Boletim de 5 minutos de segunda a sexta no Panorama Esportivo da Rádio Nereu Ramos 760AM

Leia mais do Além do Futebol aqui no Esporte Alto Vale - AQUI

Veja as fotos:

Juliano Russi: Começou no rádio esportivo no 1º semestre de 2006, na Rádio Blumenau AM, na função de plantão esportivo (que exerce até hoje). A rádio já mudou de nome (virou Bandeirantes, voltou a ser Blumenau e agora é Arca da Aliança), a equipe de trabalho também sofreu alterações, mas o que não mudou foi a vontade de acompanhar e divulgar o maior número possível de informações esportivas. O início foi durante as próprias jornadas esportivas, mesclando informações de Remo, Punhobol e Bolão com os esportes coletivos de quadra e é claro, o futebol. Em 2009 surgiu o twitter (@plantao_1260am) e em 2013 a página no facebook (facebook.com/muitoalemdofutebol). Rádio, redes sociais e outros projetos que virão em 2015, tudo somado pra dar uma pequena contribuição na divulgação do esporte, principalmente das modalidades que não tem muito espaço na mídia esportiva convencional. Todo essa trabalho é voluntário, já que sou um profissional da área de estatística que trabalha numa empresa de planos de saúde em Blumenau. Siga nosso trabalho nas redes sociais, no AM 1260 (em Blumenau e região) e aqui no EAV e em caso de dúvidas, críticas e sugestões entre em contato:

PUBLICIDADE