publicidade

VELA, 47ª edição do Troféu Princesa Sofia (nº315)


por: Além do Futebol em 05/04/2016


VELA, 47ª edição do Troféu Princesa Sofia em Palma de Mallorca, na Espanha. #sofiaIBEROSTAR

13 dos 15 velejadores brasileiros que estarão em Rio 2016 participaram da competição. Ao final de 6 dias de disputas, foram duas medalhas conquistadas.

- Classe Laser
Robert Scheidt fez uma competição bem constante com 6 TOP 10 na fase de classificação em 10 regatas velejadas, o que fez com que ele entrasse em 3º lugar pra disputa da Medal Race. No sábado, dia 2, Scheidt venceu a Regata da Medalha e conquistou a PRATA, com 66 pontos perdidos. Ouro p/ Andrew Maloney/NZL (57 pp) e bronze p/ Tonci Stipanovic/CRO com 72pp. As colocações de Robert Scheidt nas regatas: 4 - 4 - 5 - 2 (flotilha azul), (20) - 14 - 17 - 1 - 11 - 6 (flotilha ouro) - 2 (vitória na Medal Race, que tem pontuação dobrada).

- 470 feminina
Fernanda Oliveira e Ana Barbachan fizeram um ótimo campeonato. Na fase de classificação foram 8 TOP 10 (sendo 3 vitórias) em 10 regatas. Elas entraram na Medal Race empatadas na liderança com o barco da Grã-Bretanha. Nesta última regata, porém, elas terminaram em 7º e assim ficaram com a medalha de PRATA (50 pontos perdidos). Ouro p/ Agnieszka Skrzypulec e Irmina Mrozek Gliszczynska da Polônia (48pp) e bronze p/ Amy Seabright e Anna Carpenter(GBR) com 52pp. Os resultados de Ana e Fernanda: 1 - 2 - 2 - 1 (flotilha azul), 6 - 1 - 11 - (UFD) - 3 - 9 (flotilha ouro) - 14 (7º lugar na Medal Race).

- Finn
Jorge Zarif entrou na Medal Race sem chances de medalhas. Ele fez uma competição com altos e baixos, alternando 4 TOP 10 com um 27º lugar e uma desclassificação por bandeira preta nas 10 regatas da fase de classificação. Ele entrou na Medal Race em 10º e, por ter terminado em 3º, melhorou uma posição no geral: 9º lugar pra ele, com 111 pontos perdidos. Ouro p/ Josh Junior/NZL (51pp), Prata Giles Scott/GBR (78pp), Bronze Tapio Nirkko/FIN (78pp).

- 49er
Marco Grael e Gabriel Borges também entraram na regata da medalha sem chances de ir ao pódio. Foram 15 regatas na fase de classificação onde eles obtiveram 9 TOP 10. Seus melhores resultados foram uma vitória na 3ª regata da flotilha amarela e um 2º e um 4º lugares, já na flotilha ouro. Eles completaram a Medal Race em 7º lugar e assim terminaram em 9º no geral com 147pp. Ouro Ryan Seaton e Matt Mcgovern/IRL (75pp), Prata Nathan Outteridge e Iain Jensen/AUS (88pp), Bronze Diego Botin e Iago Lopez/ESP (97pp).

Os outros atletas brasileiros não terminaram entre os 10 melhores de suas classes:

- 470 masculina: Ouro p/  Matthew Belcher e Will Ryan/AUS (21pp), 2º Stu Mcnay e Dave Hugues/USA (49pp), 3º Panagiotis Mantis e Pavlos Kagialis/GRE (57pp). Henrique Haddad e Bruno Bethlem até conseguiram se recuperar na 2ª metade da competição, mas ainda longe de chegar na Medal Race. Eles ficaram em 27º com 158 pontos perdidos (entre 79 embarcações e a 80 pontos dos 10 primeiros). Seus melhores resultados foram um 5º e um 6º lugares entre as 10 regatas velejadas.

- 49erFX: Ouro p/ Annemiek Bekkering e Annette Duetz/NED com 61pp, 2ª Jena Hansen e Katja Iversen/DEN (74pp), 3ª Tina Lutz e Susann Buecke/GER (93pp). Martine Grael e Kahena Kunze velejaram apenas as 6 primeiras regatas e tiveram que abandonar a competição por uma contusão de Kahena no joelho esquerdo. Nada grave, segundo a CBVELA, tanto que ela já voltará a competir no final do mês, na Copa do Mundo da França.

- Laser Radial:
Ouro p/ Tuula Tenkanen/FIN com 55pp, Prata Evi Van Acker/BEL (64pp), Bronze Anne-Marie Rindom/DEN (65pp). Fernanda Decnop terminou em 24º lugar com 158pp em 10 regatas velejadas. Seu melhor resultado foi um 6º lugar na 4ª regata, ainda na flotilha azul.

- Nacra 17: Ouro, pra variar, p/  Billy Besson e Marie Riou/FRA que já entraram campeões na Medal Race. Em 15 regatas na fase de classificação eles só ficaram fora do TOP 5 em duas. Foram ao todo 7 vitórias e 60 pontos perdidos no geral. Prata p/ Thomas Zajac e Tanja Frank/AUT (104pp), Bronze Allan Norregaard e Anette Viborg/DEN (109pp). Samuel Albrecht e Isabel Swan fizeram uma boa competição, principalmente a partir da 2ª metade, e terminaram em 14º com 167 pontos perdidos. Eles somaram 5 TOP 10 nas últimas 8 regatas e se tivessem reagido um pouco antes, teriam disputado a Medal Race (ficaram fora por 17 pontos).

- RS:X Feminina: Olga Maslivets/RUS conquistou o Ouro com 44pp. A prata ficou com Flavia Tartaglini/ITA (51pp) e o bronze com Lilian de Geus/NED (56pp). Bruna Martinelli terminou em 32º lugar com 195 pontos perdidos. Ela teve apenas um TOP 10 (6º lugar na 4ª regata, ainda pela flotilha azul).

- RS:X Masculina: Ouro p/ Tom Squires/GBR (28pp), Prata Pawel Tarnowski/POL (40pp), Bronze Byron Kokkalanis/GRE (41pp). Não tivemos brasileiros na competição.

A Nova Zelândia venceu as classes olímpicas com 2 ouros. Demais ouros em classes olímpicas: AUS / POL / IRL / NED / FIN / FRA / GBR / RUS. O Brasil terminou em 10º lugar com duas Pratas e dois nonos lugares. Todos os resultados: http://www.trofeoprincesasofia.org/en/default/races/race-directcomplet

A competição também serviu pra definir vagas europeias e africanas pra Rio 2016:

RS:X Masculino: Croácia e Bielorússia; Laser: Rússia e República Tcheca; Finn: Turquia e Seicheles; 470 Masculina: Ucrânia; 49er: Suécia; RS:X Feminina: Hungria; Laser Radial: Hungria e Portugal; 470 Feminina: Israel; 49erFX: Finlândia e Nacra17: Tunísia e Grécia. Com vagas em todas as 10 classes: BRA, FRA, GBR e USA. Em 9: ARG, AUS, CAN, NZL. Em 8: ITA, NED e ESP (via @osolimpicos).

Na edição 2015 do Troféu Princesa Sofia, O Brasil conquistou uma medalha: Dante Bianchi e Thomas Lowbeer (bronze) na classe 49er. Em 2014, o Brasil também faturou uma medalha, o ouro com Martine e Kahena (49erFX).

Nesta quinta-feira começa o Europeu 470 em Palma de Mallorca, na Espanha. A competição reúne 250 velejadores de 33 países e contará com a participação de Fernanda Oliveira/Ana Barbachan e Henrique Haddad/Bruno Bethlem. No final do mês (25/04 a 01/05) acontece a 3ª etapa da Copa do Mundo em Hyeres, na França.

Fotos: Jesus Renedo/Sailing Energy e facebook.com/TrofeoPrincesaSofia


Grande abraço,
Juliano Russi
Twitter.com/alem_do_futebol
Facebook.com/muitoalemdofutebol
https://muitoalemdofutebol.wordpress.com/
Colunas (quase) diárias no esportealtovale.com.br e no radiowebesportiva.com.br e boletins diários na Radio Web Esportiva (www.radiowebesportiva.com.br).


Leia mais do Além do Futebol aqui no Esporte Alto Vale - AQUI

Veja as fotos:

Juliano Russi: Começou no rádio esportivo no 1º semestre de 2006, na Rádio Blumenau AM, na função de plantão esportivo (que exerce até hoje). A rádio já mudou de nome (virou Bandeirantes, voltou a ser Blumenau e agora é Arca da Aliança), a equipe de trabalho também sofreu alterações, mas o que não mudou foi a vontade de acompanhar e divulgar o maior número possível de informações esportivas. O início foi durante as próprias jornadas esportivas, mesclando informações de Remo, Punhobol e Bolão com os esportes coletivos de quadra e é claro, o futebol. Em 2009 surgiu o twitter (@plantao_1260am) e em 2013 a página no facebook (facebook.com/muitoalemdofutebol). Rádio, redes sociais e outros projetos que virão em 2015, tudo somado pra dar uma pequena contribuição na divulgação do esporte, principalmente das modalidades que não tem muito espaço na mídia esportiva convencional. Todo essa trabalho é voluntário, já que sou um profissional da área de estatística que trabalha numa empresa de planos de saúde em Blumenau. Siga nosso trabalho nas redes sociais, no AM 1260 (em Blumenau e região) e aqui no EAV e em caso de dúvidas, críticas e sugestões entre em contato:

PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade